Baixe o Ácora e experimente grátis:

Simples e natural

O principal objetivo do Ácora é te ajudar a incluir a meditação na sua rotina; que a meditação se torne um hábito. Para isso, nesta primeira série, vamos começar com exercícios mais curtos, de 4 e 6 minutos.

A postura mais comum é a sentada numa cadeira. Se precisar use uma almofada para ajustar a altura dos joelhos, de tal maneira que eles fiquem aproximadamente na mesma altura da bacia. Para quem tem as pernas compridas, usar almofada firme embaixo dos glúteos; para quem tem pernas mais curtas, usar almofadas no chão para apoiar os pés.

Pés plantados no chão, pernas paralelas sem cruzar, coluna ereta e, se possível, desencostada da cadeira, mãos apoiadas nas pernas, ombros relaxados e queixo paralelo ao chão. Quem tiver alguma limitação na coluna, pode usar um apoio e encostar.

Se você preferir, pode praticar sentado no chão, usando ou não uma almofada, ou também praticar deitado. O importante é você se sentir confortável, alerta e relaxado ao mesmo tempo.

Para o desenvolvimento do hábito, recomendamos que você procure praticar sempre no mesmo horário e local. O horário mais comum é pela manhã, depois de acordar e fazer sua higiene e antes do café da manhã. Você pode praticar no horário que for melhor para você.

Lembre-se sempre que além da prática formal, quando você para e se dedica ao treinamento, você tem também as práticas informais, que são todas as atividades da sua vida. Toda e qualquer atividade é uma oportunidade de você treinar sua atenção e presença.