Baixe o Ácora e experimente grátis:

Sabedoria com compaixão

A sabedoria é uma qualidade que vai além do conhecimento; ela envolve a percepção direta da realidade. Precisamos nos afastar dos apegos, aversões e convicções intelectuais que atrapalham o bom discernimento e as nossas escolhas. A receptividade interior e a imparcialidade nos ajudam a enxergar e perceber a situação do jeito que ela é.

A compaixão, por sua vez, é um estado mental que envolve a percepção do sofrimento existente e uma vontade de fazer algo a respeito. É uma força poderosa, e quando nos abrimos a ela, ela alimenta a coragem e melhora nossas escolhas. Vários estudos mostram que a compaixão aumenta a felicidade e é também uma condição necessária para a mais eficaz forma de liderança conhecida.

O ponto de partida para iniciarmos o nosso treinamento em cultivar a compaixão pelos outros é a nossa habilidade em cultivar a compaixão por nós mesmos; ou seja, a auto compaixão.

A sabedoria e a compaixão são como os dois lados de uma moeda ou as duas asas de um pássaro; devem andar juntas, em equilíbrio. Para guiar nossas vidas e escolhas podemos combinar mente com coração. A necessidade de se tomar decisões difíceis vai continuar existindo, mas podemos fazer isso combinando sabedoria com compaixão porque sabedoria sem compaixão pode se tornar crueldade e compaixão sem sabedoria pode se tornar tolice.