Baixe o Ácora e experimente grátis:

Resiliência

Queremos desenvolver a capacidade de olhar para uma adversidade como um desafio, uma oportunidade de crescimento e de aprendizado; dessa maneira, as ameaças potenciais se transformam em oportunidades.

É fundamental olhar de frente para a dificuldade e conseguir diferenciar o que é controlável do que não é controlável e assumir a responsabilidade pela sua parte perguntando “o que eu posso fazer”?

A habilidade de superar obstáculos envolve a resiliência que é a capacidade de se recuperar rapidamente de um estado negativo. A primeira condição importante para desenvolvermos a resiliência é mantermos a calma interior; sermos capazes de olhar para os desafios sem perder a calma e a claridade.

Outro aspecto essencial é olhar os sucessos e fracassos como experiências emocionais sem apego nem aversão. Podemos experimentar essas emoções com conforto e equilíbrio. Desenvolvermos a capacidade de olhar para um fracasso como um evento sem nos identificarmos com ele. Não é porque uma determinada iniciativa minha não deu certo que eu sou um fracasso. Não! Ao contrário, pergunte “o que posso aprender com isso?”

Existem inúmeros exemplos na história de pessoas extremamente inteligentes, criativas e capazes que fracassaram várias vezes antes de atingir o objetivo e o sucesso.