Baixe o Ácora e experimente grátis:

Mente presente

Nós já nascemos com a habilidade de estarmos presentes, atentos e conscientes; tudo que vamos fazer é treinar para desenvolvê-la. Quando estamos presentes, mudamos nossa relação com as emoções, pensamentos, com os outros e com a vida. Criamos uma relação mais saudável com nós mesmos e com o mundo. Saímos do piloto automático, da impulsividade e reatividade para a escolha consciente.

Vamos caminhar por etapas, aos poucos, é um processo. Mais uma vez recomendamos que façam as séries na sequência apresentada, sem pressa, aproveitando cada exercício.

Vamos iniciar o treinamento da atenção usando a respiração e o corpo como apoios.

Desenvolver a atenção é simples e natural; é como respirar. Tudo que precisamos é de um corpo que esteja respirando e de uma mente com vontade de prestar atenção nele.

Com a prática, vamos descobrir que podemos saber onde nossa atenção está, momento a momento. A mente tem uma tendência natural para se distrair e nós podemos perceber isso. Dessa maneira, vamos criar uma relação com a atenção, percebendo as divagações e escolhendo onde colocar a atenção.

Vamos fazer isso com paciência infinita e gentileza para com nós mesmos. Este é o início do treinamento da atenção, é o desenvolvimento dos músculos da atenção.