Baixe o Ácora e experimente grátis:

Inteligência emocional

Inteligência emocional é a habilidade de monitorar os nossos sentimentos e emoções e discernir entre eles, usando essa informação para guiar nossos pensamentos e ações. É a habilidade de perceber as emoções no momento que elas surgem, para assim lidarmos com elas de uma maneira saudável. Usar as emoções a nosso favor e não ser governado por elas.

Não temos controle sobre a natureza das emoções que surgem, mas podemos treinar para ter controle sobre o que vem depois, ou seja, como respondemos. Podemos sair da reatividade e impulsividade para a liberdade de escolha.

Em vários estudos realizados, a inteligência emocional é o principal fator que explica o sucesso profissional, é o diferencial. Ela é também responsável pelo bem-estar e felicidade.

Toda emoção tem uma contrapartida fisiológica, ou seja, ela se manifesta no corpo; é mais fácil percebermos o aparecimento de uma emoção através de sua manifestação física. Por esta razão, o nosso principal aliado para desenvolver o equilíbrio emocional é a consciência corporal.