Baixe o Ácora e experimente grátis:

Gestão da atenção e das distrações

Um ambiente de alta pressão combinado com a tendência natural da mente se distrair, tem sido a causa de estresse e perda de foco.

Quando confrontado com muitas demandas e distrações ao mesmo tempo, o cérebro tem uma tendência de se envolver com todas as tarefas, é a tendência para a multitarefa (multitasking).

As pesquisas mostram que não somos capazes de focar em várias tarefas ao mesmo tempo; se envolver na multitarefa é a pior reação possível para a sobrecarga de informações.

A ciência já comprovou que quando nos envolvemos no multitasking, nós gastamos mais tempo com as tarefas, cometemos mais erros e gastamos muita energia mental. A multitarefa faz de nós pessoas menos produtivas, menos criativas e menos capazes de tomar boas decisões.

Com a atenção treinada ganhamos o espaço e a liberdade para escolhermos como direcionar nossa energia mental. Queremos estar focados na atividade escolhida e atentos ao ambiente para assim podermos escolher como lidar com as distrações.

Saber onde nossa atenção está e colocá-la naquilo que escolhemos é o que chamamos de gerenciamento da atenção e das distrações.