Baixe o Ácora e experimente grátis:

Felicidade e propósito

Podemos dizer que existem três tipos de felicidade. O primeiro é o que obtemos com os prazeres dos sentidos, como por exemplo, comida, bebida, jogo, compras, tudo que nos dá um prazer imediato. Este tipo de felicidade é a menos sustentável de todas, ela é efêmera, seu efeito dura pouco.

O segundo tipo é o estado de fluxo (ou flow) quando nos concentramos completamente numa atividade; todos os circuitos da atenção estão na atividade. É um estado caracterizado pelo alto engajamento. Pode ser um esporte, a redação de um documento, a leitura de um bom livro, a confecção de uma planilha ou qualquer outra atividade. Esse estado de flow é responsável pela nossa mais alta performance e também por um estado de felicidade que é mais sustentável.

Finalmente, o mais profundo e duradouro estado de felicidade é quando alinhamos nosso trabalho aos nossos valores e a um propósito maior, quando percebemos que nossa atividade beneficia, não só a nós mesmos, mas também aos outros. Com esse alinhamento, ganhamos motivação, força e alegria.

Todos nós já temos, dentro de nós, nossos valores mais profundos, aquilo que realmente nos motiva e é importante para nós. Os exercícios dessa série vão nos ajudar a descobrir esses valores, vamos entrar em contato com eles. Identificar e cultivar esses valores é autoconhecimento puro.