Baixe o Ácora e experimente grátis:

Equilíbrio e serenidade

Muitas vezes durante o dia a dia, experimentamos sentimentos de raiva, estresse, ansiedade e exaustão que vêm acompanhados pela “evaporação”, pelo sumiço da nossa presença, da nossa consciência atenta.

Os gatilhos são os eventos que causam o disparo de tais sentimentos e sensações. Às vezes são pequenos eventos ou palavras que causam em nós uma reação desproporcional; em outros casos pode ser um ambiente de alta demanda e muitas distrações. O ponto mais importante é conhecer os gatilhos e identificar o momento no qual eles são disparados, o momento no qual eles se manifestam.

Novamente a autoconsciência é a nossa principal aliada. Cada pessoa tem uma reação diferente, mas, de uma maneira geral, podemos dizer que nossa respiração fica mais apertada, a velocidade de batimento do coração aumenta e temos sensações fortes no estômago.

Outra estratégia é observar os pensamentos; nestes momentos temos uma tendência de cair frente a velhos hábitos de pensamentos como nos fazer de vítima e sentir culpa. Outro sintoma que também aparece é a dificuldade de prestar atenção.

Perceber o aparecimento dessas sensações, emoções e pensamentos no momento que eles surgem é o primeiro passo para sairmos do piloto automático e permanecermos no comando.