Baixe o Ácora e experimente grátis:

Criatividade e inovação

Todos nós temos a capacidade de encontrar soluções criativas e inovadoras. Essas ideias florescem numa mente calma e clara e é por isso que o treinamento da atenção através da meditação é uma excelente ferramenta para aumentar nossa criatividade.

O primeiro passo é você formular o problema de maneira clara e objetiva e estudar tudo que for relevante, adquirindo conhecimento, informações e pensando com a mente analítica e racional. O próximo passo é usar a meditação para te ajudar. Pratique inicialmente sem pensar na questão, focando a atenção na respiração e no corpo até se sentir calmo e estável. Só depois é que trazemos o assunto para nosso corpo e mente e “meditamos” nele, pedindo a resposta.

Finalmente, chega a hora de você dar um tempo para a mente e parar de pensar conscientemente no assunto. Dê um tempo! Faça alguma outra atividade sem pensar no assunto. Os insights não têm hora marcada para surgirem. Quantas descobertas maravilhosas na história da humanidade foram feitas durante um banho, uma caminhada, uma soneca, uma atividade física etc.

Um fluxo constante de pensamentos bloqueia o caminho da sabedoria que está armazenada dentro de nós. A mente precisa de algum tempo e espaço para se afastar dos raciocínios analíticos e permitir que as soluções criativas e inovadoras apareçam.

Reduza o ruído e capte o sinal.