Baixe o Ácora e experimente grátis:

Bondade e generosidade

Todos nós temos características positivas e negativas; este é um fato que não podemos negar.

Quando vencemos a inquietude mental e corporal, passamos a entrar em contato com essas características; ganhamos consciência e claridade do que já está dentro de nós. A boa notícia, comprovada pela prática e pela ciência, é que podemos escolher quais qualidades nós vamos cultivar. Tudo que devemos fazer é nos voltarmos para dentro para percebê-las, experimentá-las e principalmente cultivá-las. Sim, é simples assim, reconhecer e cultivar.

A ciência comprova que a bondade é um dos pilares para o bem-estar físico e mental. Quando somos bondosos, fortalecemos nosso sistema imunológico, nos tornamos mais criativos, melhoramos nossos relacionamentos e aumentamos nossa alegria de viver. O oposto da bondade é a raiva e a ciência também comprova seus efeitos no ser humano: maior risco de ataque do coração, dor de cabeça crônica, aumento em várias outras doenças e uma vida mais curta.

Nós já nascemos com todas as boas qualidades que procuramos; são as chamadas qualidades da mente natural. Quando aprendemos a cultivá-las, tudo se torna mais fácil. A bondade para com os outros tem que começar primeiro com a bondade para nós mesmos. É isso que vamos desenvolver nesta série: Cultivar a generosidade e a bondade para nós mesmos e para os outros.