Baixe o Ácora e experimente grátis:

Autoconhecimento

Os melhores neurocientistas do planeta concordam que, apesar de todos os desenvolvimentos recentes, nós ainda não sabemos explicar exatamente como a mente funciona.

O que nós sabemos é que a mente é mais abrangente do que os pensamentos e emoções, ela pode estar consciente dos pensamentos e emoções. Podemos nos familiarizar com nossos pensamentos, desenvolvendo a consciência da mente, sendo capazes de observá-la em funcionamento.

A familiaridade e a visão dos pensamentos e emoções são a mais alta expressão do autoconhecimento e autocontrole.

Sabendo que a mente produz todo tipo de pensamento, nós deixamos de nos punir pelo aparecimento de pensamentos negativos. O que podemos fazer? Desenvolver hábitos mentais saudáveis.

Sermos capazes de testemunhar os pensamentos que aparecem, sem nos identificarmos com eles e reconhecendo-os como eventos mentais, nos possibilita escolher quais pensamentos permanecem na nossa mente.

Primeiro passo para criação de hábitos mentais saudáveis é a obtenção de uma mente calma e clara. Vencer a inquietude mental através do treinamento da atenção. A claridade é a condição mental que nos possibilita perceber os pensamentos e decidir para quais vamos dar atenção e quais vamos deixar ir embora.