Baixe o Ácora e experimente grátis:

Aceitação e compromisso

Quando falamos em aceitação como uma habilidade positiva, não estamos nos referindo à aceitação passiva e apática ou desistência. Não!

Estamos falando em usar nosso discernimento para avaliar a situação com claridade, distinguindo o que está sob nossa influência e o que está além da nossa influência. Distinguindo o “controlável” do “não controlável”.

Aceitar é reconhecer que muitas vezes só temos controle sobre a nossa resposta e nos comprometermos com a melhor resposta possível. Com relação aos eventos, pessoas e mudanças sobre as quais não temos controle, a nossa resistência em aceitá-los aumenta o sofrimento. Nestes casos, temos que vencer a resistência e aceitar o que a vida nos mandou.

Perguntar: “O que está acontecendo e o que eu posso fazer?” Essa atitude de aceitação e compromisso, diminuí o sofrimento causado pela resistência e sobra espaço e energia para atuar naquilo que podemos influenciar.

Aceitação sem resistência daquilo que está além do seu controle; compromisso para, com calma e claridade, escolher a melhor resposta.